Arvorismo

    O arvorismo é uma atividade que possibilita seus participantes serem levados até o nível das copas das 

grandes árvores, utilizando técnicas verticais, para, a seguir, percorrer um trajeto que interliga várias 

árvores e permite experimentar diferentes níveis de dificuldades técnicas, repertório de movimentos e 

a incrível sensação de estar andando pela mata "via aérea". A proposta do Arvorismo é retirar a pessoa 

do nivel do solo e levá-la a um referencial a que ela não esta acostumada, oferecendo a oportunidade de 

apreciar a fauna e floras presentes nas árvores, realizando uma atividade em altura inédita.  

 

 

Arvorismo em Prado

 

   O município de Prado conta com uma das áreas mais bem preservadas da mata atlântica.  Compõe este conjunto, formações florestais, ilhas costeiras e oceânicas e ecossistemas associados, como a restinga e os manguezais. Prado detém o 3º maior manguezal do Brasil em extensão.

    Aqui a mata atlântica registra o maior número de árvores por hectare do planeta. Foram catalogadas 450 espécies por hectare. Nosso percurso passa por dentro de um coqueiral, passando por plataformas sobre o mangue, cruzando um riacho de água doce, e terminando nas belíssimas sibipirunas, jatobás, pau-brasil e arvores fruta-pão. 

   Todo este percurso termina numa tirolesa sobre o rio Jucuruçu, dando a opção de um mergulho neste rio de águas calmas. Venha conhecer o lugar onde a mata atlântica mantém seus traços originais desde da época da colonização. Não é a toa, que o Brasil foi descoberto aqui. 

 

Equipamentos específicos para a prática da atividade

      E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual): cadeirinhas, fitas tubulares, mosquetões, polias (rescue ou tandem), capacetes e luvas. Estes são os equipamentos usados pelos participantes e guias  - técnicos em altura. Para se montar o circuito de arvorismo usa-se uma certa quantidade de equipamentos dependendo do objetivo de quem vai montar o circuito. A maioria dos materias são extraídos do reflorestamentos, e existe todo um cuidado para não danificar o ecossistema. Existe dois tipos de montagens: 

     A móvel - feita em corda; após a prática do esporte, basta desmontar toda a estrutura das árvores (e pode-se montar o circuito onde quiser, desde que o local seja apropriado), e a fixa - feita em cabo de aço, onde o circuito normalmente é montado em hotéis, parques, para lazer dos visitantes.